terça-feira, 11 de março de 2014

Cirurgia gástrica imaginária ajuda a emagrecer

Processo induzido por hipnose deixa os doentes conscientes de que não foram efetivamente operados. Mas, mesmo assim, emagrecem...



Uma nova técnica para emagrecer está a fazer furor. Especialistas garante resultados com uma cirurgia... imaginária. O processo passa por induzir, através de hipnose, a ideia no paciente de que lhe foi introduzido um balão instragástrico.

Na verdade, a técnica já não é assim tão recente. O psicólogo Benomy Silberfarb trabalha com «balões imaginários» desde 1997, revela o portal brasileiro «G1», e já «operou» mais de 2 mil pacientes.

Trata-se de uma técnica que atua como adjuvante no tratamento de transtornos alimentares e faz parte de um processo terapêutico que dura, em média, 10 sessões. Os doentes são acompanhados também por um médico, um nutricionista e incentivados a fazerem exercício regularmente. A cirurgia imaginária ocorre só na quinta ou sexta sessão, depois de abordados os motivos psicológicos que levam o paciente a ter dificuldade em perder peso.

De acordo com Benomy Silberfarb, o paciente entra em transe hipnótico e passa por uma sessão de relaxamento profundo. Depois, o terapeuta sugere que o doente é conduzido a uma sala de cirurgia e que lá encontra o cirurgião e respetiva equipa. O doente imagina que está a receber anestesia no braço e que um balão é inserido no seu estômago, através de uma incisão. O especialista sugere então que, a partir daquele momento, o paciente se sentirá saciado com menos comida. O ambiente de hospital é reforçado com efeitos sonoros.

Depois da «operação», o doente faz mais algumas sessões de manutenção antes de ter alta.

O doente está sempre consciente que na realidade nunca foi fisicamente submetido a uma cirurgia, mas de acordo com Silberf

O terapeuta garante que a técnica é eficaz em 75% dos pacientes.

Fonte: http://www.tvi24.iol.pt/503/tecnologia/obesidade-cirurgia-balao-intragastrico-emagrecer-tvi24/1543677-4069.html

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tentarei ser breve na resposta.
Obrigado!