quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Duas Técnicas Passivas para relaxar...



Aqui estão dois métodos passivos simples e bastante efetivos.

1. Observar a Respiração
Observar a respiração é um método que pode ser feito em qualquer lugar, durante qualquer tempo, mesmo que você só tenha alguns minutos disponíveis. Você pode simplesmente observar o subir e descer do seu peito ou barriga quando a respiração entra e sai, ou tente esta versão...

Passo 1: Observe a Inalação
Feche os seus olhos e comece a observar a sua respiração. Primeiro, a inalação (encher o peito com ar), onde a respiração entra pelas suas narinas, diretamente para os seus pulmões.

Passo 2: Observe o Intervalo Que Segue
No final da inalação há um intervalo muito curto, antes que a exalação comece. Esse momento é de muito valor. Observe esse intervalo/pausa.


Passo 3: Observe a Saída do Ar
Agora observe a exalação.


Passo 4: Observe o Intervalo Que Segue
No final da exalação há um intervalo muito curto: observe esse intervalo. Pratique esses quatro passos por duas ou três vezes -  apenas precisa de observar o ciclo da respiração, não altere o seu ritmo respiratório! Apenas observe o seu ritmo natural.

Passo 5: Contar as Respirações
Agora comece a contar: Inalação - conte 1 (não inclua a exalação), inalação - 2, e assim por diante, até 10...

Depois, conte de 10 até 1. (Às vezes pode acontecer que se esquece de observar a respiração ou então ultrapassa e vai além de 10. Se acontece, comece novamente no 1).


"Dever ter em conta: OBSERVAR e, particularmente, os intervalos no topo e no fundo de cada respiração. A experiência desse intervalo é VOCÊ, o seu EU mais interior.)


"Deve igualmente contar, não mais do que 10 (e conte só as inalações).


Este simples exercício ajuda (e muito) a consciencialização. Ajuda também a manter e melhorar o treino da sua atenção.


"Se você gosta desta meditação e exercício, então invista algum tempo nisso. Ela é de imenso valor". Osho

 

Outra técnica passiva:

2. Quatro Níveis de Relaxamento

Este método particular é útil para aqueles momentos e alturas em que você está doente. Isto porque este exercício vai ajudar a construir uma conexão amorosa, para criar harmonia entre você mesmo, e o seu corpo/mente. Com isto, você pode ter uma participação mais ativa no seu próprio processo de cura.

Primeiro Passo: O Corpo

“Lembre-se tantas vezes quanto seja possível, de olhar para dentro do seu corpo e de ver se você está a carregar alguma tensão em algum lugar do seu corpo – no pescoço, na cabeça ou nas pernas... Relaxe essas partes conscientemente. Concentre a sua atenção para essa parte do corpo, e convença essa parte que está a relaxar... pode dizer mentalmente ‘Relaxa!’

Você irá ficar surpreendido quando, ao abordar e dirigir a sua atenção a qualquer parte do seu corpo ele irá ouvir e obedecer – ele é o seu corpo! 


Com os olhos fechados, vá para dentro de si e do seu corpo...  dos pés à cabeça... procurando por algum ponto onde haja tensão...  nesse momento - fale para essa parte (como se falasse com um amigo). Deixe que haja um diálogo entre você e o seu corpo. Diga-lhe para relaxar... e diga, ‘Não há nada a temer. Não fiques assustado. Estou aqui para te ajudar; podes relaxar’
Lentamente e com algum treino, você irá aprender a fazer isso, ao seu ritmo. O importante é que vai notar o seu corpo a relaxar... calmamente, e ao seu ritmo... vai ficando cada vez mais relaxado e solto... profundamente relaxado.

Passo 2: A Mente

“Agora dê um passo mais longe; Diga à sua mente para relaxar. E se o seu corpo ouviu... a sua mente também ouvirá. Mas você não pode começar com a mente, você tem de começar do princípio. Você não pode começar do meio. Muita gente começa com a mente e fracassam; eles fracassam porque começam no sítio errado. Tudo deve ser feito na ordem certa!


Se você conseguir relaxar voluntariamente o seu corpo, então será capaz de ajudar a sua mente a relaxar voluntariamente. A mente é um fenômeno bem mais complexo. Uma vez que tem a certeza de que o seu corpo o ouve, você terá uma nova confiança em SI mesmo. Agora, até mesmo a mente pode ouvi-lo. Pode, eventualmente, levar um pouco mais de tempo relaxar a sua mente... mas isso vai acontecer."

Passo 3: O Coração

"Quando a mente estiver relaxada, então comece a relaxar o seu coração. O mundo dos seus sentimentos e emoções, é ainda mais complexo e mais sutil. Mas agora você está convencido e com uma grande confiança em SI mesmo. Agora você sabe que isso é possível. Se isso é possível com o seu corpo e com a sua mente, isso também é possível com o seu coração".

Passo 4: Sendo

“Só depois de ter realizado estes três passos, você poderá dar o quarto! Agora você pode ir para o mais profundo do seu SER... o qual está além do corpo, da mente, e do seu coração: o próprio centro da sua EXISTÊNCIA.

Você também será capaz de relaxá-la, e esse relaxamento certamente irá trazer a maior alegria possível, o máximo em êxtase e aceitação. Você estará repleto de felicidade, alegria e amor. 



Fonte: Osho: The Dhammapada: the Way of the Buddha Vol. 1,#8

Sem comentários:

Enviar um comentário

Tentarei ser breve na resposta.
Obrigado!