quinta-feira, 9 de outubro de 2014

SEMENTES DE CHIA


A semente de chia é um verdadeiro superalimento!

A chia é o nome popular da Salvia Hispanica, uma planta herbácea  da família das lamiáceas, de origem das regiões da Guatemala, do México e da Colômbia. A planta é mais conhecida pela sua semente,  que é vendida integralmente, moída ou em forma de óleo. A palavra chia deriva da palavra do nahuatl chian, que significa “oleoso”.

A semente de chia é uma semente com propriedades nutritivas especiais e foi muito consumida por civilizações antigas (como a Asteca no México), principalmente por quem precisava de força e resistência física. Ela é uma semente pequena de forma oval (cerca de 2 mm de comprimento) e de cores variadas (acastanhadas, cinzentas, pretas e brancas).

Foi descoberta há centenas de anos, cuja composição nutricional e respectivos benefícios para a saúde, já são desde aquela época conhecidos. A semente de chia é considerada um alimento funcional dadas as suas características compositivas (entre os principais componentes estão as fibras, cálcio, magnésio, potássio, proteína e ômega-3).

O seu efeito mucilaginoso (o de absorver e reter  água) devido à alta concentração de fibras, torna a chia interessante para quem procura emagrecer, posto que pode intensificar a sensação de saciedade.

Vitaminas, minerais e propriedades:

Os principais componentes da semente de Chia são:

Ômega 3: A semente da chia é uma das mais ricas fontes de ômega-3 conhecidas, tanto animal quanto vegetal. Possui teor muito maior do que o encontrado na linhaça e no salmão (8X).

Cálcio: cinco vezes a concentração do mineral encontrada no leite de vaca. Foi recentemente descoberto, que a semente também ajuda a queimar gordura no organismo.

Magnésio: possui duas vezes mais do que em castanhas e nozes.

Manganês e fósforo: três vezes mais do que no espinafre.

Proteínas:  É uma fonte de proteína completa, que fornece todos os aminoácidos essenciais que o homem precisa.

Fibras: a alta concentração de fibras alimentares faz da chia um aliado do emagrecimento e na boa digestão. São também extremamente ricas em vitaminas e minerais, sendo uma das fontes vegetais mais ricas que se tem conhecimento até hoje.

Antioxidantes: a presença do flavonoide kaempferol e, em menor quantidade, os ácidos cafeico e clorogénico presentes provêm à chia três vezes mais antioxidantes que as famosas uvas-do-monte.

Análise nutricional (100g):

Energia: 2471 KJ / 595 Kcal;
Proteínas: 16g;
Carboidratos: 44g;
Lípidos: 31g.

A semente de chia, quando utilizada de maneira integral, pode ter diversos usos na cozinha. Ela é capaz de agir quase como emulsificante, torna líquidos mais próximos de um gel e dá “liga” a massas.

A chia tem o poder de absorver 12 vezes o próprio peso em água. Receitas que podem incluir a semente de chia são pudins, pães, tortas, quiches, mousses, cremes, patês, risotos, farofa, saladas de frutas, sucos e vitaminas.

5 Perguntas e respostas sobre a semente de chia

1 – Quais as principais razões para se consumir sementes de chia?

As sementes de chia são muito nutritivas. A chia tem mais ômega 3 do que qualquer outra fonte natural como já referi, possuem enormes quantidades de antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras e muitas outras vitaminas e minerais. É um dos alimentos funcionais conhecido mais saudáveis e completos.

Proporcionam muita energia. As sementes de chia são calóricas e fornecem resistência e durabilidade. As fibras presentes na semente de chia são do tipo solúveis, que “incham” o estômago, causando sensação de saciedade e retardando a sensação de fome. Equilibram o açúcar no sangue, garantindo energia ao longo do dia. Uma única colher poderia sustentar guerreiros astecas por várias horas.

Reduzem a ansiedade e combatem a depressão. Como as sementes de chia absorvem tanta água (cerca de 12x seu próprio volume) e têm fibras altamente solúveis, elas ajudam na digestão de carboidratos e, consequentemente, na liberação de energia lentamente na corrente sanguínea. O seu ômega 3 ajuda a produção de serotonina (monoamina envolvida na comunicação entre neurónios) com benefícios cognitivos e intelectuais.

As sementes de chia são digeríveis. Ao contrário de semente de linhaça, as sementes de chia não precisa de ser moída antes de ser ingerida. O corpo humano pode facilmente digerir sementes chia.

São convenientes e versáteis. Você pode comer sementes de chia pura, misturá-las com a sua bebida favorita, adicioná-las ao seu cereal ou salada ou incrementa-las em diversas receitas. Sementes de chia têm uma longa validade e se podem ser reservadas durante anos.

2 – Como a semente de chia ajuda a emagrecer?

A semente de chia age em três frentes distintas que auxiliam no emagrecimento:
Causa saciedade. As suas sementes são mucilaginosas, ou seja, ricas em fibras. Ao entrarem em contato com a água, formam um “gel” no estômago. Diante dessa reação, a digestão torna-se mais lenta. Assim, o indivíduo fica satisfeito mais rapidamente e durante um período mais longo e, então, passa a consumir porções menores de alimentos.

Combate inflamações. A gordura acumulada é resultado de um processo inflamatório do organismo, que deixa de enviar mensagens de saciedade ao cérebro. Com isso, perde-se o controle sobre a fome a ponto de comer e nunca se sentir satisfeito. O ômega-3 presente no grão combate essa inflamação, ajudando o corpo a recuperar o controle sobre o apetite.

Desintoxica. A fibra regula o trânsito intestinal e limpa o organismo por meio das fezes. Essas fibras ainda retêm parte da gordura presente nos alimentos. E isso acaba saindo nas fezes em maior quantidade do que o habitual.

3 – De forma geral e resumida, quais os benefícios da semente de chia?

Reduz o colesterol e triglicerídeos; controla a glicemia; ajuda na formação óssea; prevenção do envelhecimento precoce; melhoria na imunidade do organismo; auxílio no funcionamento intestinal; elimina as gorduras e toxinas do corpo; fornecimento de energia; fortalecimento muscular; previne diabetes e doenças cardiovasculares; controla a pressão sanguínea.

4 – Há alguma contra-indicação?

Qualquer pessoa pode ingerir a semente. Porém, devido ao alto teor calórico, o excesso pode levar ao ganho de peso. Cada colher de sopa cheia possui aproximadamente 75 calorias. Há também pessoas com a chamada “síndrome do intestino irritável”, que têm que ficar atentas com o consumo de sementes no geral.

5 – Quantidade diária de consumo de sementes de chia?
Não existe uma regra, mas nutricionistas calculam que entre duas a três colheres de sopa cheias de sementes diárias são suficientes e já trazem enormes benefícios à saúde.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Tentarei ser breve na resposta.
Obrigado!