quinta-feira, 28 de junho de 2012
O MONGE BUDISTA E A AJUDA
Um monge Budista caminhava pelas ruas de uma grande cidade, tendo ao seu lado um discípulo. Ambos avistaram um homem caído no chão. O monge manteve-se impassível e seguiu o seu caminho. O seu discípulo olhou para o mestre, olhou para o homem caído e esboçou um gesto em direcção ao chão, com a intenção de ajudar o homem a levantar-se.
O mestre impediu e indicou-lhe para continuar a sua caminhada. Caminharam em silêncio, cada um absorto nos seus próprios pensamentos.
O discípulo não compreendia a atitude do seu mestre, que sempre lhe ensinava a procurar a felicidade do próximo e a ter sentimentos de fraternidade. Como conseguia ele entender esta atitude?!?
Depois de caminharem por algum tempo, o mestre disse.
- Você está a tentar perceber o que aconteceu… vou ensinar-lhe o seguinte: quando você encontrar um seu semelhante caído que esteja a tentar levantar-se, mesmo que seja apenas mexendo o dedo mindinho, ajude-o, mesmo que corra o risco de partir a espinha, vale a pena. Se você encontrar alguém caído, observe-o: se não fizer o menor gesto para se erguer, deixe-o e siga o seu caminho, pois certamente você irá partir-lhe a espinha.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Tentarei ser breve na resposta.
Obrigado!